domingo, 28 de junho de 2009

CONCEPÇÕES-GEAC

Atividade: 2212
Geac – concepções
Orientadora: Maria Inês de Souza Carvalho
Cursistas: Ariândenis Vieira Ramos e Maricélia Alecrim da Silva

Atividade escolhida pela dupla Oficina da Palavra Escrita e Alfabetização



OFICINA DA PALAVRA ESCRITA
Dentre tantas atividades que já participamos a oficina da palavra escrita, foi uma das oficinas que, mas gostamos, pois nos deu novas possibilidades de trabalhar a leitura e a escrita com nossos alunos de um jeito diferente e lúdico, pois essa atividade proporcionou nova experiência de leitura e escrita. Também estimulou a criançada criar poesia a partir do seu próprio nome, como aconteceu na oficina da palavra escrita com a professora Licia Beltrâo. No desenvolver dessa atividade em nossas turmas percebemos que a participação efetiva fluía tão naturalmente como as produções dos poemas dos alunos. Algo tão bom de sentir foi o gosto dos alunos ao produzir seus textos poéticos muitos deles fizeram poemas e poesias com os nomes das professoras, isso nos chamou bastante atenção para a importância da formação permanente e continuada. Quando levamos essa atividade para os nossos alunos, pensamos na criatividade deles; ficamos felizes com as produções e também por que a grande maioria participou produzindo lindos textos.
Sendo assim, percebemos o quanto essa atividade foi importante para nós funcionando como estimulante nos levando a refletir sobre nossa prática docente, nos promovendo, oferecendo e compartilhando recursos, modos, prática, meios e espaços pedagógicos, pois essencialmente nossa vida cotidiana é o lugar do sentido e das práticas de aprendizagem produtiva.

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO


Agrupar as crianças é uma estratégia
Importante na alfabetização já que a troca de
Conhecimentos leva à reflexão sobre a escrita e faz todas avançarem
(TARSO AUGUSTO nova escola pg 30)



Alfabetizar é um desafio para todos, que estão envolvidos na educação, mas ainda assim temos alunos com as mesmas dificuldades de aprendizagem, inúmeros reprovações, e evasão escolar. E nos questionamos, somos nós professores que não estamos ensinando?E porque os alunos não estão apreendendo?
Essa atividade nos fez refletir sobre a nossa pratica pedagógica, através dos textos, do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) trazidos pela professora Geovan Zen, que estava sempre nos questionando se é possível alfabetizar a todos?
Atividade de alfabetização traz as reflexões da pratica docente, dando-nos possibilidades de conhecer os nossos alunos e suas dificuldades, através da avaliação diagnostica, na qual realizamos na horizontalidade, buscando fazer os agrupamentos adequado de acordo com cada hipótese, diagnosticado. Essa atividade busca trabalhar também com nossas experiências, através de como agrupar, os nossos alunos, e com a simultaneidade entre a escrita e a oralidade, buscando entre os alunos a participação efetiva, trabalhando em rede e com hiper-textos.
Sabemos que o conhecimento dos níveis de aprendizagens das crianças é de fundamental importância para a preparação de atividades e métodos que estimulem a reflexão e o conhecimento sobre o sistema de leitura e escrita, levando em conta os ritmos de aprendizagens de nossos alunos.

Nenhum comentário: